Logo Fechô
12 de novembro de 2023
Atualizado:  14 de março de 2024

Primeiro imóvel: dicas para casais!

Compartilhar o artigo

Comprar o primeiro imóvel é um dos momentos mais importantes da vida. Por isso, o casal deve atentar-se às dicas importantes para adquirir o primeiro imóvel.

Banner do Primeiro imóvel: dicas para casais!

Comprar o primeiro imóvel é um dos momentos mais importantes da vida. Há todo um apelo emocional envolvido. A expectativa de finalmente deixar de pagar aluguel e morar no que é seu, os detalhes de decoração de cada ambiente, as particularidades do cantinho para receber os amigos, a família reunida, os momentos simples que serão inesquecíveis. No entanto, o que não se pode esquecer é que o investimento econômico também é grande. Por isso, o casal deve prestar muita atenção para não tomar decisões sem antes considerar alguns pontos muito importantes.


1- Defina um orçamento


O investimento na compra de seu primeiro imóvel não deve ultrapassar o limite de comprometimento da sua renda. Deve ser analisado: quanto dinheiro vocês têm em poupança, qual a renda líquida mensal do casal, reserva de emergência, fontes extras de renda e despesas fixas. Com base nesse levantamento fica mas fácil o casal ter uma ideia realista do quanto realmente poderá dispor.


2- Escolha o imóvel desejado


Nesse momento o casal irá definir como será seu primeiro imóvel: novo ou usado.Imóveis novos costumam ter preços mais altos e custos de manutenção mais baixos. Já os imóveis usados têm preços mais baixos, mas podem exigir despesas com consertos e reformas, troca de materiais fora de uso, etc. Enfim, o gastos com manutenção e modernização costumam ser bem maiores.


3- Realizar pesquisas


Após definição do orçamento, o casal deve observar o tipo de imóvel que se adequa as condições no momento. É necessário fazer algumas avaliações como: número de cômodos, principalmente para aqueles que já tem planejamento familiar, localização, visitar mais de um imóvel e realizar a pesquisa presencialmente.


4- Localização


Uma boa localização é um dos primeiros itens a serem avaliados quando se quer investir em um apartamento. O local deve estar próximo a áreas centrais e valorizadas, com um bom comércio e serviços acessíveis. Para casais que desejam ou já possuem filhos é aconselhável observar localização próxima à escolas, shoppings e hospitais, contribuindo para uma vida mais tranquila


5- Forma de pagamento


O ideal é juntar o máximo possível de dinheiro para comprar o imóvel à vista e evitar pagar juros de financiamento.Mas como a prática nem sempre acompanha o ideal, a realidade é que hoje o financiamento tem sido a forma mais fácil de comprar o primeiro imóvel. Nesse caso, a dica é tentar dar a maior entrada possível para reduzir o tempo de pagamento e, automaticamente, os juros a serem pagos. Há ainda uma terceira opção: sistema de consórcio. Nele, as taxas são mais baixas, mas é preciso ter uma boa reserva monetária para dar um lance e adquirir o imóvel.


6- Atenção a localização


É preciso ter certeza que o primeiro imóvel está localizado em um lugar agradável e seguro.Procure passear pela região em dias e horários diferentes. Verifique se o local é muito barulhento, se é bem servido de transporte público, como é o comércio local e outros aspectos importantes para a sua rotina.

Artigos semelhantes